Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Conhecimento em prática: Ciência, Literatura, Tecnologia e muita partilha na Mostra Científica e Sarau Literário
23/11/2020 16:05 em Colégio do Carmo

Com a pandemia, causada pela covid-19 e a consequente realização de muitas atividades na modalidade virtual, muitos eventos acabaram sendo prejudicados mundo afora. Diante desta situação, a Comunidade Educativa do Colégio do Carmo, de Guaratinguetá, optou por manter diversas atividades do calendário, porém adequando as mesmas ao atual contexto. Dentro desse contexto, em novembro aconteceram dois importantes eventos na modalidade online: Mostra Científica e Sarau Literário. 

Ambos os eventos tiveram a seguinte dinâmica: um site montado para cada um com salas temáticas contendo as apresentações gravadas pelos estudantes e disponibilizadas aos visitantes; salas de transmissão ao vivo, com palestras e apresentações em tempo real.

No dia 10 de novembro aconteceu a “Mostra Científica”, que contou com duas salas ao vivo, tendo a presença e apresentação de quatro palestrantes de grandes Universidades. O evento se iniciou com a premiação dos nossos estudantes que participaram e ganharam medalhas no Canguru de Matemática. Além das palestras, os participantes também tiveram a oportunidade de visitar as salas de apresentações e assistir os trabalhos dos estudantes. 

No momento “Fala, Mestre”, os professores também puderam compartilhar a experiência de montar um evento totalmente online. Além disso, as famílias também tiveram um espaço reservado no momento “Fala, família”, compartilhando sobre a alegria de acompanharem os filhos nesse processo. Para acessar o evento da Mostra Científica, visitar as salas de palestra e apresentações CLIQUE AQUI.

No dia 17 aconteceu o “Sarau Literário”, homenageando o centenário da Escritora Clarice Lispector, o evento também contou com diversos atrativos: Exposição fotográfica; Memorial em homenagem à Ir. Olga de Sá (Salesiana, Doutora em Clarice Lispector); palestra com a jornalista e escritora Laura Galvão (ex-aluna do Colégio do Carmo), autora da obra “O virtuoso dom de si”, sobre Olga de Sá; A Presidente da Academia de Letras de Lorena, Prof. Dra. Neide Arruda concedeu uma entrevista ao vivo ao jovem Comunicador Mateus Rodrigues; Além disso, as professoras e estudantes responsáveis pelo Sarau fizeram uma “degustação” dos conteúdos e uma apresentação breve aos colegas; nossas famílias novamente participaram e se envolveram realizando uma partilha ao vivo. Para acessar o Sarau Literário CLIQUE AQUI.

Os eventos foram lindos, muito bem preparados e ressaltaram, sobretudo, o protagonismo dos nossos estudantes e a capacidade que temos de nos reinventar diante das situações vivenciadas.

Confira os dois eventos em números: 

- 180 Trabalhos apresentados por estudantes do EFII e EM;

- 20 Salas de apresentação;

- 3 Salas com transmissão ao vivo;

- 6 Palestras ao vivo com Professores, Cientistas, Escritores de Universidades renomadas;

- Participação da Presidente da Academia de Letras de Lorena;

- 5 Salas Temáticas (Pastoral, Orientação Educacional, Educomunicação, Exposição “Olhares sobre Clarice” e Memorial Olga de Sá);

- Interação em tempo real com participantes (padlets e filtro do Instagram);

- Entrevista ao vivo com familiares e professores;

- Momento ao vivo com Direção, Pastoral e Orientação Educacional;

- Além de 13 Parceiros e recursos educacionais presentes!

- 1 e-book brinde aos participantes;

- 2 Lembranças virtuais;

- Mais de 20 mil acessos aos eventos (somados os dois sites).


Confira alguns registros dos eventos realizados clicando no álbum abaixo.

ÁLBUM - MOSTRA E SARAU

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!